Jayme Bernardo Arquitetos assina a vitrine principal da Mostra Artefacto Curitiba 2024

Jayme Bernardo Arquitetos assina a vitrine principal da Mostra Artefacto Curitiba 2024

26 ago. 2024

Arte, design e história se encontram no projeto, desenhado para homenagear o fotógrafo paulistano Luiz Moreira

O escritório Jayme Bernardo Arquitetos marcou presença mais uma vez na Mostra Artefacto Curitiba, desta vez assinando o projeto da Vitrine Principal. Reconhecido por sua habilidade em criar espaços que aliam funcionalidade e estética, e com uma trajetória marcada por inúmeras participações em edições do evento (inclusive na Haddock Lobo e na Beach & Country da Avenida Brasil, ambas em São Paulo), o escritório apresentou uma proposta inovadora e cheia de personalidade, inspirada no trabalho do fotógrafo paulistano Luiz Moreira. Em 2024, o tema do evento é “Meu Lugar” e promove um encontro entre dois talentos criativos: arquitetos e/ou designers de interiores e seus homenageados. A abertura oficial da Mostra Artefacto aconteceu na última quinta-feira (22) em evento especial para convidados.

O jovem fotógrafo atua há uma década e é reconhecido pela camada criativa que dá às suas obras, marcada por experiências pessoais e pelo reencontro com suas raízes, sempre permeada por temas como individualidade e coletividade, ancestralidade e liberdade. Além de um trabalho que exalta a ancestralidade africana no Brasil, Moreira inspira o ambiente com suas obras que mesclam o sacro e o profano, moda, sensualidade e etnias. Essa escolha reflete o desejo do escritório de Jayme Bernardo de conectar diferentes culturas e tradições, criando um espaço rico em história e emoção. “Luiz é um expoente do retrato de matrizes africanas e suas obras transbordam ancestralidade de um Brasil colônia em plena fusão de culturas”, analisa o arquiteto.

O projeto da Vitrine Principal, com 97m², é dividido em dois ambientes distintos: um grande living completo e uma sala de jantar. 

Para mais informações, siga @jaymebernardoarquitetos no Instagram e visite www.jaymebernardo.com.br.

Luiz Moreira e o arquiteto Jayme Bernardo

Sobre Jayme Bernardo

Jayme Bernardo é formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná (1982), e consolidou-se no mercado nacional e internacional com seu traçado contemporâneo em projetos arquitetônicos residenciais, comerciais e de interiores. Tendo a exclusividade como premissa, assina de 80 a cem criações por ano. O arquiteto conta com escritório em Curitiba, São Paulo, Santa Catarina e atende clientes em todo o Brasil. Desde 2011 trabalha com a criação e desenvolvimento de peças assinadas e, em 2017, lançou oficialmente a DIEEDRO, sua marca de mobiliário e objetos de decoração.

Sobre Luiz Moreira

Luiz Moreira tem 34 anos e iniciou sua carreira como fotógrafo há uma década, enquanto cursava Comunicação Social, encontrando na fotografia uma paixão. A princípio, dedicou‐se à fotografia de rua, gênero que ainda exerce forte impacto em seus projetos documentais e artísticos. Uma série de trabalhos fotográficos desenvolvidos em 2017 para a indústria da moda levou Luiz a utilizar modelos em seus trabalhos autorais, acrescentando uma camada criativa à sua obra, que passou a conter a concepção e direção de um enredo.

Em 2017, sua primeira série fotográfica documental, Porta do Mar, ganhou uma exposição junto a um coletivo de fotógrafos na GW Gallery, em São Paulo. Em 2018, o artista participou, pela primeira vez, das edições da SP‐Arte e SP‐Arte/Foto. Naquele ano, a mesma série ganhou sua primeira exposição. Em 2019, Luiz Moreira mudou‐se para Miami, onde produziu a série Santo Negro, cujo sucesso rendeu ao artista suas primeiras exposições internacionais, na San Paul Gallery (Miami, EUA), na Macek Gallery (Sunny Isles, EUA) e na semana da Art Basel (Miami, EUA). 

Em 2021, a série foi exposta na Sérgio Gonçalves Galeria e na SP‐Arte, ambas no Brasil. Sua obra é marcada por suas experiências pessoais e pelo reencontro com suas raízes. A oportunidade de participar de seu primeiro festival AfroPunk, em Joanesburgo em 2016, fez com que Luiz entrasse em contato com sua própria ancestralidade e optasse por trabalhar mais próximo da comunidade negra, além trazer à tona esta pauta enquanto artista negro. Permeiam sua obra temas como individualidade e coletividade, ancestralidade e liberdade. Atualmente, Luiz se divide entre São Paulo e Miami.

Serviço:

Vitrine Principal, por Jayme Bernardo Arquitetos, na Mostra Artefacto Curitiba 2024

Visitação: a partir de 23 de agosto de 2024, de segunda a sexta das 10h às 19h e, aos sábados, das 10h às 14h

Local: Loja Artefacto Curitiba

Endereço: Rua Comendador Araújo, 672 – Batel

Instagram: @jaymebernardoarquitetos e @artefactooficialbrasil

COMPARTILHE:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

TALK VR E XP 

TALK VR E XP 

O casal de franqueados da marca masculina VR, Mauro e Graziela Fuzzo, receberam um seleto grupo no hub de experiências da...

Breton Curitiba inaugura novo ambiente, destacando criações do portfólio da marca

Breton Curitiba inaugura novo ambiente, destacando criações do portfólio da marca

Nomes do design nacional assinam as peças que compõem o espaço, reforçando o compromisso da marca com a criatividade...

Ponta dos Ganchos promove programação especial para o verão

Ponta dos Ganchos promove programação especial para o verão

Hotel oferece aos hóspedes trilhas guiadas, música ao vivo, entre outras atividades durante toda a estação O Ponta dos...

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você estará de acordo com as condições.